quarta-feira, 21 de maio de 2014

Simone: "O trabalho é amplamente feminino, em todas as suas facetas"

A cantora conversou com a Itapema FM sobre seu novo disco e o show que traz a Florianópolis neste sábado

Simone: "O trabalho é amplamente feminino, em todas as suas facetas" Simone - É Melhor Ser/Divulgação
"Na verdade não tem um porquê; tem uma vontade de homenagear estas mulheres, guerreiras, amantes...", diz Simone sobre o repertório do novo discoFoto: Simone - É Melhor Ser / Divulgação
Neste sábado, dia 24 de maio, a cantora Simone chega a Florianópolis para fazer o lançamento de seu disco mais recente, É Melhor Ser. O show, com concepção da própria Simone e direção geral de Christiane Torloni, acontece no Teatro Ademir Rosa, do CIC (Centro Integrado de Cultura), às 21h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site Blueticket.
É Melhor Ser reúne canções de compositoras importantes na carreira de Simone, como Rita Lee, Joyce, Fátima Guedes, Marina Lima e Sueli Costa. Mulher o Suficiente, de Alzira Espíndola e Vera Lucia Motta, primeiro single do CD disponível no iTunes, é um dos destaques do show; que traz também a inédita Haicai, de Fátima Guedes, e duas parcerias de Simone: Só Se For, com Zélia Duncan, e A Propósito, com Fernanda Montenegro. O público ainda vai conhecer as versões personalíssimas de Simone para clássicos como Charme do Mundo, de Marina e Antônio Cícero; Mutante, de Rita Lee e Roberto de Carvalho; Acreditar, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho; eDescaminhos, de Joanna e Sarah Benchimol. Em entrevista concedida à Itapema FM, a artista falou sobre o novo trabalho e o espetáculo que vem apresentar em Florianópolis.

Itapema: É Melhor Ser reúne canções de compositoras importantes em sua carreira. Como foi feita a escolha do repertório?
Simone: Foi um repertório pensado há um ano e meio. Assim como eu poderia ter feito um CD com músicas inéditas, ou um disco em homenagem a um único compositor, escolhi fazer um disco com gravações só de mulheres. Acho que durante os últimos 40 anos, a partir dos anos 70, que é o que eu retrato no disco, houve um florescimento muito grande de compositoras. Isso não era uma coisa comum. Eram mais os homens que compunham, que cantavam suas canções. Na verdade não tem um porquê; tem uma vontade de homenagear estas mulheres, guerreiras, amantes...
Itapema: Como aconteceu a participação de Fernanda Montenegro em A Propósito?
Simone: Eu amo a Fernanda e guardo tudo que ela escreve ou manda para mim. Recebi um bilhete dela, lindo, há anos, com o texto que está completo no encarte do CD. Esse bilhete está pregado no meu escritório, e, numa noite insone, de frente pra ele, a melodia chegou.
Itapema: Esse trabalho é, como um todo, bastante feminino. O repertório formado por músicas compostas por mulheres, sua própria concepção para o espetáculo, a direção geral de Cristiane Torloni... Você acha que trabalhar com uma maioria formada por mulheres influencia os rumos do álbum e do show em uma direção ou outra?
Simone: O trabalho é amplamente feminino, em todas as suas facetas. Eu queria ter o olhar feminino, queria uma pessoa de teatro, uma pessoa que olhasse pra mim e me visse. E foi exatamente o que a Chris fez. Ela é uma pessoa de teatro, uma grande atriz; ela tem esse universo que eu queria mostrar - e ela me olhava e me via. Sim, claramente, o olhar feminino influencia os caminhos tomados.
Itapema: Você está completando mais de 40 anos de carreira. Como se sente com isso? Quais são os próximos planos de alguém que já alcançou tanto na carreira artística?
Simone: Na verdade são 41 anos de carreira, e tenho muito orgulho de tudo que conquistei. Estou cheia de planos para os próximos anos. Aguardem!

Itapema: Como é o espetáculo que você está trazendo a Florianópolis? O que o público pode esperar?
Simone: A turnê tem sido uma delícia! Casas lotadas, público caloroso e receptivo. Não será diferente em Florianópolis. Espero vocês lá no CIC!

Fonte: Diário Catarinense

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...