terça-feira, 26 de julho de 2011

Milton Nascimento em duetos e projetos

Coletânea Anos 2000 junta em único CD faixas que estavam espalhadas
por Beto Feitosa



Milton Nascimento ganha coletânea Anos 2000, reunindo fonogramas retirados de projetos, participações em discos de colegas e trilhas. Produzido por Marcelo Fróes para o selo Discobertas, o álbum com 19 faixas foca apenas em material produzido na última década. O importante garimpo ganhou reconhecimento do próprio artista.
 
O álbum é farto de duos. O encontro com Gilberto Gil na batida Imagine, que abre o disco, é apenas curiosa. Ainda entre os grandes nomes Milton encontra Simone em registros ao vivo de Cigarra e na sensacional Encontros e despedidas. Tem até dueto póstumo, com Luiz Gonzaga, em Luar do sertão. Com Erasmo Carlos Milton canta Emoções, e parece que a música foi feita para sua voz. Com o 14 Bis entra em versão moderninha de Planeta sonho. De Portugal vem Luamar, com Sérgio Godinho.
 
Mas Milton também se preocupa em descobrir e apresentar novos nomes. Nessa seara, pena a ausência dos duetos gravados com o conterrâneo Heitor Branquinho em 2008. Mas das montanhas de Minas Milton traz Marina Machado em Discovery. No litoral carioca divide Trem do horizonte com Chrstiaan Oyens, parceiro constante de Zélia Duncan. Com a paulista Simone Guimarães canta sua clássica parceria com Fernando Brant Milagre dos peixes. Com o jovem cavaquinho de Pedro Bernardo traz Circo marimbondo, dobradinha com Ronaldo Bastos.
 
Milton também participa de homenagens a colegas e mestres. No Songbook dedicado a obra de João Bosco gravou a ótima Caça à raposa, enquanto na hora de homenagear Mestre Capiba divide com o violão de Raphael Rabello Sino, claro sino. Retomando ao som beatle que embalou o Clube, fecha o álbum com I'd have you anytime, parceria de George Harrison com Bob Dylan, aqui em duo com Leo Fernandes.

O álbum é farto em referências. Todas as faixas trazem ficha técnica e informações (incluindo capa) das gravações originais. Milton teve boa produção oficial na década - cinco novos álbuns constam em sua discografia entre 2000 e 2010. Mas a fartura em material extra é o que impressiona. Reunindo o que estava perdido por aí e colocando em um único trabalho, Marcelo Fróes apresenta um retrato generoso do grande artista.

Fonte: ZiriGuidum.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...