sábado, 18 de junho de 2011

Simone em Cuba / XXV Aniversário da Retomada das Relações Diplomáticas entre Brasil e Cuba


Fonte: Website Oficial


Um pouco da história das Relações Diplomáticas entre Brasil e Cuba


25 anos do restabelecimento das relações diplomáticas
entre Brasil e Cuba



O rompimento das relações diplomáticas com Cuba ocorreu no dia 13 de maio de 1964 durante o governo Castelo Branco (1964-1967), primeiro presidente militar depois do golpe de 1964. Esta ruptura foi um reflexo da pressão doméstica das forças militares, pró-americanas e de direita, engajadas na eliminação de quaisquer atritos com os Estados Unidos, embora houvesse resistência do Itamaraty.

Durante o governo Figueiredo (1979-1985), foram dados os primeiros passos para a normalização das relações com Cuba. No entanto, estes foram passos lentos, pois ainda havia forte oposição a esta mudança dentro do Conselho de Segurança Nacional e do Congresso. Entre 11 e 15 de janeiro de 1982, ocorreu a primeira missão empresarial brasileira, chefiada pelo empresário Ruy Barreto, a visitar Cuba desde o rompimento de relações em 1964.

Após o restabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, ocorrido durante o governo Sarney, em 14 de junho de 1986, as relações políticas e econômicas têm crescido nas duas últimas décadas.

Fonte: NESCUBA


Diplomacia Brasil - Cuba faz 25 anos

Abolida pela ditadura militar brasileira (1964-1985), a relação diplomática entre Brasil e Cuba completa em junho 25 anos de restabelecimento. A efeméride foi lembrada nesta terça-feira (07/06) durante a reinstalação do grupo parlamentar Brasil-Cuba, o mais antigo do Congresso, e em visita do embaixador cubano, Carlos Rafael Zamora Rodríguez, ao presidente do Senado, José Sarney, em cujo governo selou-se o reatamento.

"Não há hoje, entre Cuba e Brasil, uma única sombra de contradição ou problema que não possa ser resolvida com fraternidade", disse Zamora Rodríguez, ao participar da reunião que reativou o grupo parlamentar.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...