segunda-feira, 23 de maio de 2011

Festa Brasil - 1974



Lado A
1. Oração de Mãe Menininha
(Dorival Caymmi)
Simone
 


2. Coiote (Instrumental)
(João de Aquino)
João de Aquino
 

3. Qui nem Jiló 
(Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)
Simone e Grupo Viva Bahia
 


4. Cactus (Instrumental) 
(João de Aquino)
João de Aquino
 

5. Sapos e Grilos 
(Paulo Frederico/João de Aquino)
Simone
 


6. SAMBAS DE RODA DA BAHIA 
(Arranjos e Adaptação de Emília Biancardi)
Simone
 



Lado B

1. Ponto do Caboclo Desengano 
(Paulo César Pinheiro/João de Aquino)
João de Aquino e Grupo Viva Bahia 
 

2. Corpus (Instrumental) 
(João de Aquino)
João de Aquino
 


3. Nosso Amor não Deu em Nada 
(Paulo Frederico/João de Aquino)
Simone
 


4.Tributo a Turíbio Santos (Instrumental) 
(João de Aquino)
João de Aquino
 


5. VIAGEM 
(Paulo César Pinheiro/João de Aquino)
João de Aquino
 


6. CANTOS DE MACULELÊ 
(Arranjo e Adaptação de Emília Biancardi)
Simone e Grupo Viva Bahia



Lado A

1. Oração de Mãe Menininha
(Dorival Caymmi)

Ai minha mãe
Minha Mãe Menininha
Ai minha mãe
Menininha do Gantois

A estrela mais linda, hein?
Tá no Gantois
E o sol mais brilhante, hein?
Tá no Gantois
A beleza do mundo, hein?
Tá no Gantois
E a mão da doçura, hein?
Tá no Gantois
O consolo da gente, hein?
Tá no Gantois
E a Oxum mais bonita, hein?
Tá no Gantois

Olorum quem mandou
Essa filha de Oxum
Tomar conta da gente
E de tudo que há
Olorum quem mandou ô ô
Ora iê iê ô...
Ora iê iê ô...


3. Qui nem Jiló
(Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)

Se a gente lembra só por lembrar
Do amor que a gente um dia perdeu
Saudade entonce assim é bom
Pro cabra se convencer
Que é feliz sem saber
Pois não sofreu

Porém se a gente vive a sonhar
Com o amor que um dia a gente perdeu
Saudade entonce assim é ruim
Eu tiro isso por mim
Que vivo doido a sofrer

Ai quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz roer
E amarga qui nem jiló
Mas ninguém pode dizer
Que me viu triste a chorar
Saudade o meu remédio é cantar
Saudade o meu remédio é cantar


5. Sapos e Grilos
(Paulo Frederico/João de Aquino)

Todos os meus pensamentos
vou botar em dia
Vou viver a vida agora
como eu não vivia

Eu vou me mudar daqui
vou morar no interior
Eu agora quero ouvir
Sapos, grilos, meu amor

E ler até cansar
Sobre teu corpo de estrelas deitar
Numa casa com lareira
Pro inverno não matar

Fogo aceso a noite inteira
E depois de clarear
Vamos andar a cavalo e  brincar
 sair, respirar esse chão, esse ar


6. Sambas de Roda da Bahia 
(Arranjo e Adaptação de Emília Biancardi)

Xô, xô, barata
nas cadeiras da mulata
A barata tá danada
tá mordendo ela
Quem me tira essa barata
das cadeiras dela?

Xô, xuá, cada macaco no seu galho
Xô, xuã, eu não me canso de falar
Xô, xuá, o meu galho é na Bahia
Xô, xuá, o seu é em outro lugar

Não se aborreça moço da cabeça grande
Você vem não sei de onde, fique aqui, não vá pra lá
Esse negócio da mãe preta ser leiteira
Já encheu sua mamadeira, vá mamar noutro lugar

Se essa mulher fosse minha
Eu tirava do samba já, já
Dava uma surra nela e ela gritava: chega!

Chega! Óh meu amor
eu vou me embora pra São Salvador, eu vou
A baianinha deu sinal,
A baiana deu sinal, lê lê lê baiana
A baiana me pega, me joga na lama, eu não sou camarão
Camarão me chama


Lado B

3. Nosso Amor não Deu em Nada
(Paulo Frederico/João de Aquino)
Não há mais luar sobre essa estrada
Nosso amor não deu em nada
Quem me dera ter um gesto teu
Só prá enfeitar a despedida
Pois o que se leva da vida
É saudade, tristeza e um pranto prá chorar

Vai, eu sei que mais não pode ser
Deixa a vida acontecer, peço apenas por consolação
Um favor, por favor, deixe estar, deixe andar
Quem sabe da dor é meu coração


6. Cantos do Maculelê
(Arranjo e Adaptação de Emília Biancardi)

Viva a Bahia, camará
Sou eu, sou eu
Maculelê, sou eu

Pindo lelê  auê cauíza
Pindo lelê Sangue Real
Eu sou filha , eu sou neta de Aruanda
Pindo lelê auê cauíza
Ô cauíza
É Orixá, nas terras de Deus
Amém

Eu dei um tiro na sapucaia
Não tem caboclo que não ouça
Que não caia

Ô cauíza, ô cauíza
É Orixá
Nas Terras de Deus
Amém

Sou eu, sou eu
Sou eu Maculelê, sou eu



Ficha Técnica


Produzido por  Hermínio Bello de Carvalho


SIMONE
Singer



She has come from Salvador, Bahia, to become one of the most discussed interpreters of the musical world in Brazil.
Her strong temperament, her involving personality have greatly furhtered her recent international launching.
Her appearance on the stage of the "Olympia" was an overwhelming success, shortly after repeated in Brussels where "Le Soir" described her as: "a great singer with a madonna smile, feline to the tips of her fingers, a fragile sensuality transpiring in each of her songs".
Her ODEON records have been warmly welcome by both the public and critics.



JOÃO DE AQUINO
Guitar



Besides being an incredible guitarrist (Turibio Santos once wrote: "he has tens of fingers on each hand"), he is also a great composer - his " Voyage" was the most often played song in 1973. When performing in Germany, France and Belgium he demonstrated peculiarly dynamic style of execution, absolutely Brazilian in expressional form, of a high rhythmical voltage. He records for ODEON and his compositions appear in the repertoires of the most famous Brazilian and international interpreters, like Paul Mauriat.


HERMINIO BELLO DE CARVALHO
Diretor



Stage manager, poet and lecturer, composer and also intepreter
of popular music as well as record producer. Expert on Villa-Lobos and musical customs in Brasil and author of a great number of successful musical shows, which have also been staged in Europe. Author and general director of " Festa Brasil", assisted by Marcos Flaksman, responsible for costumes and lighting of the spectacle.



(Texto de contracapa do LP 'Festa Brasil')






Tradução:


SIMONE
cantora



Ela veio de Salvador, Bahia, para se tornar numa das mais polêmicas intérpretes no mundo musical do Brasil.
Seu forte temperamento, sua personalidade envolvente foram
de grande incentivo para o seu recente lançamento internacional.
Seu aparecimento no palco do “Olympia” foi um avassalador sucesso, rapidamente repetido logo a seguir em Bruxellas onde
o “Le Soir” a descreveu como: “Uma grande cantora, com sorriso de Madona, felina até a ponta dos seus dedos, uma frágil sensualidade transpirando em cada uma das suas músicas”.
Seus discos pela Odeon foram calorosamente recebidos tanto
pelo público como pela crítica.



JOÃO DE AQUINO
violão



Para além de ser um incrível guitarrista (Turíbio Santos uma vez escreveu que ele tinha dez dedos em cada mão), ele é também um grande compositor – sua “Viagem” foi a música mais tocada em 1973. Atuando na Alemanha, França e Bélgica ele demonstrou um estilo peculiar de execução, dinâmico, absolutamente brasileiro na sua forma de expressão, de uma voltagem rítmica altíssima.
Ele grava para a Odeon e as suas composições aparecem nos repertórios dos mais famosos intérpretes brasileiros
e internacionais, como Paul Mauriat.



HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO
diretor



Produtor, poeta e conferencista, compositor e também intérprete de música popular bem como produtor de discos. É profundo conhecedor  de Villa-Lobos e tradições musicais brasileiras
e autor de um grande número de espetáculos musicais de sucesso, que também foram levados ao palco na Europa. Autor e diretor geral de “Festa Brasil”, assessorado por Marcos Flaksman, responsável pelos figurinos e iluminação do espetáculo.



(Texto de contracapa do LP 'Festa Brasil')

1974 - ODEON LP SDP 552

Fonte: Discografia Oficial

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...