terça-feira, 24 de maio de 2011

Gotas d'Água - 1975





Lado A
1. Gota d'água 
(Chico Buarque de Hollanda)
com a participação de Milton Nascimento 
Gravada em 19.10.75


2. Disfarce
(Vital Lima/Sérgio Rocha /Sidney Piñon)
Gravada em 14.10.75


3. Matriz ou Filial
(Lúcio Cardim)
Gravada em 13.08.75


4. Nosotros 
(Danillo Caymmi/Joyce)
Gravada em 14.10.75


5. Sistema Nervoso
(Wilson Baptista/Roberto Roberti /Arlindo Marques Jr.)
Gravada em 29.08.75



Lado B
1. Latin Lover
(João Bosco /Aldir Blanc)
Gravada em 17.12.75


2. Samba pro João Gilberto
(Maurício Tapajós/Paulo César Pinheiro)
Gravada em 11.09.74


3. Outubro
(Milton Nascimento/Fernando Brant)
Gravada em 15.10.75


4. Idolatrada
(Mílton Nascimento/Fernando Brant)
Gravada em 16.10.75


5. O Trem Tá Feio
(Tavinho Moura/Murilo Antunes)
Gravada em 15.10.75


6. Eu nem Ligo
(Gonzaga Jr.)
Gravada em 15.10.75




Lado A
1. Gota d'água
(Chico Buarque de Hollanda)
com a participação de Milton Nascimento
Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta pro desfecho da festa
Por favor deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não!
Pode ser a gota d'água


Músicos:
Wagner Tiso (Órgão e Piano)
Novelli (Baixo Elétrico)
Toninho Horta (Guitarra)
Paulinho (Bateria)
Chico Batera (Efeitos de Percussão)
Nivaldo Ornellas (Flauta)
Milton Nascimento (Voz/Piano)
Arranjo: Wagner Tiso


2. Disfarce  
(Vital Lima /Sérgio Rocha /Sidney Piñon)
Diga que não tem muita importância
Diga que não tem nenhum valor
Apague a luz, por favor,quando for lamentar
e agredir meu nome
um cigarro às vezes dá pra refletir
Abra a janela se por acaso for
necessário gritar meu nome
que a solidão às vezes dá pra aperrear
Faça a cidade acordar e depois vá deitar
vá dormir pensando
que amanhã posso voltar sem reagir.


Músicos:
Luiz Eça (Piano)
Luisão (Baixo)
Wildon das Neves (Bateria)
Chico Batera (Percussão)
Paulo Moura (Sax Alto)
Arranjo de Base: Luizinho Eça
Arranjo de Cordas: Magro


3. Matriz ou Filial
(Lúcio Cardim)
Quem sou eu
Pra ter direitos exclusivos sobre ela
Se eu não posso sustentar os sonhos dela
Se nada tenho e cada um vale o que tem
Quem sou eu
Pra sufocar a solidão da sua boca
Que hoje diz que é matriz e quase louca
Quando brigamos, diz que é a filial
Afinal se amar demais passou a ser o meu defeito
É bem possível que eu não tenha mais direito
De ser matriz por ter somente amor pra dar
Afinal o que ela pensa em conseguir me desprezando
Se sua sina sempre é voltar chorando
Arrependida, me pedindo pra ficar.


Músicos:
Dino (Violão 7 Cordas)
Luisão (Baixo)
Paulinho (Bateria)
Abel Ferreira (Clarinete)
Wagner Tiso (Piano Elétrico)
Arranjo: Coletivo


4. Nosotros 
(Danillo Caymmi/Joyce)
Ah, você não sabe há quanto tempo
ando pensando em te deixar
Não é sem ter razão de ser
Você me deslocou, me dissolveu,
Me desprezou, desmoronou, desmereceu
E me desacreditou, desprotegeu
Me desanimou do que era meu
Eu aqui fechada em nossa casa
e você solto por aí
Agora eu vou também viver
E me desenvolver, me despertar,
Me descobrir, me desvendar, me distrair
Só pra te desenganar, desiludir
Do que você quer que eu venha a ser
Sei que você vai desesperar
Mas como sempre, só depois,
depois que tudo desandar
Mas eu agora sou outra pessoa
que você só desconheceu
Cansada do descaso teu
Querendo desfazer e desmanchar  e destruir
e descambar e desistir
Pra depois desabafar, descontrair,
desaparecer, e decidir


Músicos:
Chiquito/Maurício Maestro (Violões)
Luisão (Baixo)
Wilson das Neves (Bateria)
Chico Batera (Tumbadoras)
Paulo Moura (Sax Alto)
Arranjo de Base: Luizinho Eça
Arranjo de Cordas: Magro


5. Sistema Nervoso
(Wilson Baptista/Roberto Roberti /Arlindo Marques Jr.)
Deu uma hora
Deu duas horas
O silencio em meu quarto é pavoroso
Na escuridão eu escuto os seus passos
No meu delírio ,ela volta a meus braços
Ela abalou  meu sistema nervoso
Ela
Toda noite aparece
Me beija e foge através da vidraça
No meu delírio, me levanto  e abro a janela
E só o vento, o vento frio é que me abraça
Ela abalou meu sistema nervoso


Músicos:
Wagner Tiso (Piano e Órgão)
Novelli (Baixo)
Paulinho (Bateria)
Nivaldo Ornellas (Flauta/Sax Soprano)
Arranjo: Wagner Tiso


Lado B

1. Latin Lover
(João Bosco/Aldir Blanc)
Nos dissemos
que o começo é sempre,sempre inesquecível,
e, no entanto, meu amor, que coisa incrível,
esqueci nosso começo inesquecível
Mas me lembro de uma noite
sua mãe tinha saído,
me falaste de um sinal adquirido
numa queda de patins em Paquetá:
mostra... doeu?
Ainda dói?
A voz mais rouca,
e os beijos: cometas percorrendo o céu da boca
As lembranças acompanham até o fim o latin lover,
que hoje morre,
sem revólver, sem ciúmes, sem remédio,
de tédio.


Músicos:
Paschoal Meirelles (Tumbadoras)
Novelli (Baixo)
João Bosco (Violão)
Paulo Moura (Sax Alto)
Chiquito (Guitarra com Mu-Tron III)
Wagner Tiso (Piano Acústico)
Arranjo de Base: Coletivo
Arranjo de Cordas: Magro


2. Samba pro João Gilberto
(Maurício Tapajós/Paulo César Pinheiro)
Arregaça o colo, morena, pra eu, regaça
De polo a polo isso que Deus lhe deu de graça
Que eu me consolo em pensar que isso é meu
Como você prometeu
E, se não for, morena - eu te violo
Arregaça o colo morena, pra eu, regaça
Quero teu corpo espalhado no meu, devassa
Sem brinco, argola, anel ou camafeu
Nada no leito de Orfeu
Só na vitrola a voz do João em solo
Regaça o colo pra eu, morena devassa


Músicos:
Luizinho Eça (Piano e Sintetizador)
Bebeto (Baixo e Flauta)
Elcio Milito (Bateria)
Chiquinho (Cordovox)
Chiquito (Violão)
Arranjo: Luizinho Eça


3. Outubro 
(Milton Nascimento/Fernando Brant)
Tanta gente no meu rumo
Mas eu sempre vou só
Nessa terra, desse jeito, já não sei viver
Deixo tudo, deixo nada,só do tempo eu não posso me livrar
E ele corre para ter meu dia de morrer
Mas se eu tiro do lamento um novo canto
Outra vida vai nascer
Vou achar um novo amor
Vou morrer só quando for
Ah! jogar o meu braço no mundo
Fazer meu outubro de homem
Matar com amor essa dor
Vou fazer desse chão minha vida
Meu peito é que era deserto
O mundo já era assim
Tanta gente no meu rumo, já não sei viver só
Foi um dia, e é sem jeito, que eu vou contar
Certa moça me falando, alegria
De repente ressurgiu
Minha estória está contada, vou me despedir


Músicos:
Wagner Tiso (Piano e Órgão)
Novelli (Baixo)
Paulinho (Bateria)
Chico Batera (Percussão)
Nivaldo Ornellas (Flauta)
Arranjo: Wagner Tiso


4. Idolatrada
(Milton Nascimento/Fernando Brant)
Grande é grande a tua coragem, o teu amor
Tu és o fogo, o vento, chuva da manhã
Vá, não acendas a fera doida que existe em mim
Tu és mulher, cuidas da casa e da família
Mas não és da ribeira
Amaldiçoas a minha vida, tu não vês
Que o meu destino é de cigano e sonhador
A minha bota cheia de medo, silêncio e pó
Por aí segue caminho, segue sozinha
Suja e verdadeira
Idolatrada amiga, destino e mulher
Amigos tive, amigos tenho e terei
Eu sou em casa, eu sou no mundo o que eu sou
Tu não vês que nossa vida é o nosso filho
da cor brasileira


Músicos:
Wagner Tiso (Piano e Órgão)
Novelli (Baixo)
Paulinho (Bateria)
Chico Batera (Percussão)
Nivaldo Ornellas (Flauta)
Arranjo: Wagner Tiso


5. O Trem Tá Feio
(Tavinho Moura/Murilo Antunes)
...Disse que aqui mais nada é de graça,
nada é de coração
Vamos num tal de toma-de-lá dá-cá,
minha nega eu pago pra ver
Ver por debaixo o osso do angu
Disse que aqui mais nada tem troco,
tudo o que vai não vem
Perdem bodoque, facão corneta,
quebra a defesa ,nega fulô
Que o trem tá feio e é bem por aqui
Meu facão guarani quebrou na ponta, quebrou no meio
Eu falei pra morena que o trem tá feio,
iá, iê, iá, iê, iá
E a cana-caiana
eu disse a raiva, a carne de sol
Palha, forró e fumo de rolo,
tudo é motivo pra meu facão
Arma de pobre é fome, é facão
Abre semente, aperta inimigo,
espeta até gavião
Corta - sabugo e lança um desafio,
não conta nem até três
O trem tá feio e é bem por aqui


Músicos:
Novelli/Toninho Horta (Violões)
Tavinho (Violão)
Beto Guedes (Viola e Pandeiro)
Paulinho (Bateria)
Chico Batera (Percussão)
Arranjo: Coletivo


6. Eu nem Ligo
(Gonzaga Jr.)
Eu nem ligo
Nem esquento a cabeça
Vou com força nas coisas
Que eu quero e devo fazer
Eles querem que eu
Me aborreça, estremeça
E me prenda nas cercas
Do seu circo mortal
Eu prossigo e não perco a cabeça
Vou traçando as palavras
Como eu quero e devo traçar
Eles querem que eu
Me afobe e confunda
Mas eu ponho nas sombras
Do seu circo mortal
Tem que ser
Da largura do arame
O elemento é preciso
Estrutura é vital
Eu sou
Da largura do arame
O elemento é preciso
Estrutura é vital


Músicos:
Wagner (Piano Elétrico e Órgão)
Toninho Horta (Guitarra)
Novelli (Baixo)
Paulinho (Bateria)
Ornellas (Flauta)
Arranjo: Wagner Tiso 

Cordas
Violinos: Pareshi(Spalla), Alfredo Vidal, Marcelo Pompeu Filho, Santino Parpineli, João Daltro, José Alves, Walter Hack,Andréa Ozorio, Aizita Meillach, Paulo Nisenbaun, Salvador Piersanti e Paschoal Perrotta.
Violas: Arlindoi Penteado, Fredericj Stephany, Nelson Macedo e Murilo Loures.
Cellos: Watson Clis, Marcio Mallaro, Ana Devos e Giorgin Bariola.
Contrabaixos com Arcos: Renato Sbragia e Edson Gusmão Lobo
Participação de Flauta: Celso Woltzenlogel
Regência: Antonio José Wagabi Filho (Magro)



Ficha Técnica
Produtor Fonográfico: EMI-Odeon Fonográfica e Eletronica S.A
Direção Artística: Milton Miranda
Direção de Produção: Renato Corrêa
Produção Executiva: Hermínio Bello de Carvalho e Milton Nascimento
Orquestrações e Regências: Luizinho Eça, Wagner Tiso e Magro
Técnicos de Gravação: Roberto Castro/Toninho/Dacy/Serginho
Técnico de Remixagem: Nivaldo Duarte
Corte: Osmar Furtado
Capa: Cafi e Ronaldo Bastos
Fotos: Cafi

1975 - EMI-ODEON LP SMOFB 3896 / 
SBRXLD - 12.859/12.860 
K7 264 421050

2003 - EMI CD 591029 2

Fonte: Discografia Oficial

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...