segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Programação do Natal em Natal terá música, dança, literatura, teatro e gastronomiaAlex Régis

Os projeto do Natal em Natal fe iluminação natalina foram apresentados aos empresários pelo prefeito Carlos Eduardo

Alex Régis

“A capital potiguar vai viver um dos melhores períodos natalinos de sua história”, afirmou o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, ao apresentar nesta quarta-feira (02), na Assembleia Ordinária da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), os projetos do Natal em Natal e da Iluminação Natalina da cidade. Na programação do Natal em Natal, Música, dança, literatura, cinema, esporte, gastronomia e iluminação natalina. O prefeito fez questão de destacar a participação das entidades empresariais e turísticas na elaboração do projeto.

Sobre os projetos do Natal em Natal e da Iluminação Natalina da cidade, Carlos Eduardo elogiou os projetos elaborados e agradeceu a participação das entidades empresariais e turísticas da cidade que construíram junto com a Prefeitura do Natal, essas duas iniciativas que irão estimular e incrementar bastante o movimento no comércio e no setor hoteleiro do município. Para o prefeito, essa união de forças só tem a contribuir para o resgate da auto-estima do cidadão natalense. “A cidade do Natal, mais do que qualquer outra, precisa celebrar essa época do ano com mais intensidade e o Natal em Natal e a Iluminação Natalina são iniciativas importantes na busca desse resgate”, concluiu.

O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, fez a apresentação da programação do Natal em Natal, que inclui música, dança, literatura, cinema, esporte, gastronomia e iluminação natalina. Estes são os componentes que formam o caldeirão cultural preparado pela Prefeitura do Natal para brindar o final do ano na cidade. Coordenadora dessas ações, a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) está agregando todos os segmentos na elaboração da programação de retomada do “Natal em Natal”, conjunto de eventos que vai sacudir todas as regiões da capital potiguar entre novembro e janeiro.

A abertura oficial do evento será com o Festival de Cultura & Arte de Natal, que acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro, na Praça da Árvore no Mirassol, e reunirá artesãos, artistas, sebos, cordelistas, antiquários e atrações espontâneas, objetivando a divulgação do artesanato com a identidade potiguar. 

O Natal em Natal vai reunir vários estilos musicais em sua programação. Para os que apreciam o doce e harmonioso som dos corais, a pedida será o 19º Encontro Nacional de Coros em Natal, que vai acontecer entre os dias 14 e 16 de novembro no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A programação prevê a apresentação de várias atrações musicais. A dança é outra importante manifestação cultural que vai ter seu espaço no evento com a realização do Festival Entre Gestos, um encontro das três linguagens desenvolvidas pelo núcleo de dança da Funcarte (Clássico, Contemporâneo e Popular) em apresentações que prometem encantar e emocionar o público presente.

Entre os escritores brasileiros convidados, estão o cantor Caetano Veloso, Milton Hatoum, Tatiana Salem Levy, Rubens Figueiredo, Nelson Pereira dos Santos, Marina Lima, Eucanaã Ferraz, João Paulo Cuenca, Zeca Camargo, José Miguel Widnik. Também devem participar os escritores Antônio Cícero, Cacá Diegues, Gereba Barreto, Arnaldo Niskier, Ivan Junqueira, José Eduardo Agualusa, Mauro Ventura, Murilo Melo Filho, Ronaldo Correia de Brito, Tom Cardoso, Vânia Bastos e Zuenir Ventura. Pela UCLA, devem participar do festival os escritores Ana Paula Tavares (poetisa), Germano de Almeida (romancista), Tony Teheke, Mário Zambujal, Ricardo Araújo Pereira, Luís Carlos Patraquim (poeta e dramaturgo), José Aluísio Peixoto, José Carlos Vasconcelos (poeta, jornalista e redator da Revista Visão) e Luís Cardoso Noronha.

O teatro vai dar continuidade à programação do Natal em Natal no mês de dezembro. A Funcarte lançou o edital do Natal em Cena (espetáculos teatrais do Natal em Natal) e uma comissão formada por especialistas na área selecionou os projetos “O Milagre da Fé” e “Encruzilhada do Mundo” para as apresentações teatrais do Natal em Natal. As apresentações acontecerão na Zona Norte de Natal e na Árvore de Mirassol. Também estão confirmados quatro shows com atrações nacionais. Fagner e Elba Ramalho que irão se apresentar na Zona Norte, enquanto Simone e Zeca Baleiro que farão seus shows na árvore do Mirassol.

Fonte e matéria completa: Prefeitura Municipal do Natal

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...