quinta-feira, 20 de março de 2014

41 anos de carreira

Hoje, 20.03, comemora-se os 40 anos de nossa estrela e nesta data tão significativa, uma fã, Regina Cury, descreve no Espaço Simone Bittencourt de Oliveira o seguinte depoimento:

"Hoje, 20 de março, comemoramos oficialmente o aniversário de carreira de Simone, nossa Cigarra, nossa Diva. Uma carreira que nasceu há 41 anos sob o signo de peixes, emoção pura. Escrevo para atender a um pedido. E espero que meu texto reverbere os sentimentos nos corações de tantos fãs. Como nasci em 1969, minha carreira de fã começou bem depois que Simone já havia se transformado em um verdadeiro acontecimento na MPB.

A primeira imagem que tenho na memória é a dos olhos marejados de Simone ao cantar, para um estádio do Morumbi lotado, "Para não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré (de 1968)*. A música, cuja execução pública havia estado proibida pela ditadura, ecoou no estádio como um hino à liberdade. A plateia veio abaixo. E com a emoção da plateia, minhas lágrimas rolaram sem que eu ainda pudesse me dar conta do significado simbólico daquele momento, daquele ato de liberdade e de democracia. E nesse dia nossa estrela cresceu em grandeza e em beleza. E cresceu muito em meu coração.

Foram muitos shows, muitos momentos bons. Ainda me lembro da ansiedade quando esperávamos chegar o próximo álbum. De pedir ao vendedor da loja de discos que reservasse os nossos (ai que saudade das lojas de música!). Me lembro de me emocionar do lado de fora quando ainda era jovem demais para ir aos shows, imaginando a felicidade de um dia ver aquela estrela frente a frente. Meu primeiro namoro, meus primeiros amigos de adolescência e muitas experiências em minha vida tiveram como ponto de encontro e inspiração essa paixão: Simone. E assim certamente para muitos de nós, fãs incondicionais, há décadas.

Simone é uma referência de garra. De autenticidade. De mulher. Uma artista que faz suas escolhas sem olhar para trás. Que sempre respeitou a diversidade, em todos os sentidos. Que enfrentou as críticas com a altivez de quem reconhece o valor do próprio trabalho, mesmo nas fases mais difíceis de sua estrada. Que manteve a coerência e a certeza de seguir em frente. Que para nossa alegria continua dona de uma energia e um magnetismo incomparáveis. Como cresce no palco, como brilham seus olhos! E como amadureceram sua beleza, sua capacidade de interpretar, como um vinho bom, que aproveita a passagem do tempo para se tornar ainda melhor. Sua música é mel da vida!

Hoje, dia 20 de março, gostaria de desejar, em nome de todos os fãs que se reconhecem aqui neste relato, vida longa à Cigarra! E de agradecer por todos os momentos em que, generosamente, divide com a gente essa pulsão de vida que transborda pelos olhos, pela pele e pela voz. Que ainda sejam muitos! Parabéns, muito sucesso e muita luz para nossa maior estrela!"

Regina Cury

* A primeira cantora a interpretar esta música após o período em que a canção esteve censurada foi Simone, em 1979.

Fonte: Espaço Simone Bittencourt de Oliveira 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...