sábado, 10 de setembro de 2011

Simone - Florianópolis/SC




Descrição do evento

Desde a estreia, em setembro de 2009, o show em "Boa Companhia" arrebatou milhares de fãs em mais de quinze capitais brasileiras e recebeu críticas calorosas em todas elas. Depois de tantas apresentações e calibrado pela estrada, o espetáculo aporta pela primeira vez em Santa Catarina para duas apresentações, dias 14 , no Class Lounge em Balneário Camboriú, e 15 de outubro, no Floripa Music Hall, em Florianópolis.
Dirigido por José Possi Neto, em Boa Companhia é, antes de mais nada, um show de Simone. Não é qualquer intérprete que pode se orgulhar de possuir uma assinatura tão marcante, independente do que ele cante. Simone pode. E depois de quase quatro décadas de uma bem-sucedida carreira, isso se evidencia como nunca antes. O que torna possível num trabalho como esse, que contempla compositores de universos tão distintos, uma unidade da primeira à ultima músicas:

- Eu sempre falei e cantei o amor. Para o disco Na Veia, que deu origem a esta minha turnê, liguei para todos os compositores que me enviaram canções, ou até mesmo os encontrei, e disse: é um trabalho feliz, para cima, que fala do amor de todos os seus jeitos e formas – Simone dá a pista.

O amor, um dos assuntos mais recorrentes na discografia da intérprete, também predomina neste show, mas sob um enfoque mais amplo: não coincidentemente, a mulher, o sujeito principal das canções aqui, expõe livremente seus desejos, seduz, põe fim à relação e também anseia por liberdade. Tanto as composições quanto a interpretação precisa e sutil conferem uma abordagem contemporânea e atual ao tema mais recorrente no cancioneiro do Brasil, como explica José Possi Neto:

- em Boa Companhia é pra cima, o show da paixão e do desejo. Ilustra bem o prazer de Simone em se relacionar com o público, afinal, ela é uma artista talhada para o palco e hoje está amadurecida, tem domínio total do seu ofício. E em termos de sonoridade, é o trabalho mais contemporâneo dela nos últimos 20 anos.

E essa paixão vem pelas mãos de compositores em sua maioria já gravados pela intérprete. Dividindo o roteiro com a cantora, Zé Possi dá a pista: “Simone sempre cantou muito bem, como poucas, temas de amor e sambas, portanto eles estão muito presentes no repertório. O restante são as belas canções, a maioria inédita, do último disco”.

O repertório desta segunda etapa da turnê mantém a ‘espinha dorsal’, as canções base do show original, mas traz várias novidades que se alternarão a cada dia. Simone ensaiou inúmeras músicas, inéditas no espetáculo, que ‘flutuarão’ entre uma apresentação e outra, conferindo frescor e dinamismo a um show desde sempre marcado pela interação calorosa entre cantora e público.

Desta forma, estarão presentes algumas músicas apresentadas no disco Na Veia, como Certas Noites (Adriana Calcanhotto/ Dé Palmeira), Love (Paulo Padilha), Migalhas (Erasmo Carlos), o blues Pagando pra Ver (Abel Silva/ Nonato Luis) e a homônima Na Veia, de Martinho da Vila, compositor a quem a ‘cigarra’ já dedicou um disco inteiro na década de 90. em Boa Companhia segue na cadência sincopada do samba com Paulinho da Viola em Ame (“esta canção é tudo que eu acho e acredito do amor”, contextualiza a cantora), e Agepê no sucesso de Deixa eu Te Amar, que aqui aparece completamente despido e renovado, e chega até a parecer um clássico de...Simone.

Completam o roteiro ‘oficial’ do show Certas Coisas– hit de Lulu Santos-, Perigosa (primeira incursão da cantora na composição de Rita Lee), Yves Brussel (Jorge Benjor), Nada por Mim (Paula Toller/ Herbert Vianna), além de canções do repertório da própria Simone que ela já não cantava há muito tempo, como Tô Que Tô (Kleiton e Kledir), Paixão (Kledir), Ai, Ai, Ai, Ai, Ai (Ivan Lins) e Face a Face (Sueli Costa/Cacaso), esta última do antológico álbum homônimo de 1977. Vale lembrar que, entre uma apresentação e outra, algumas dessas músicas darão lugar às surpresas preparadas pela intérprete. Em Boa Companhia atesta, após 38 anos de carreira, o gosto que a ‘cigarra’ tem de cantar, e o quanto este prazer permeia cada poro deste show, tornando-o, acima de tudo, um espetáculo de Simone. Além da direção e de dividir o roteiro com Simone, José Possi Neto assina também a luz e a direção de arte do espetáculo. A cenografia, a cargo de Jean Pierre Tortil, baseia-se em sobreposições de transparências e brilhos que conferem, no plano físico, a leveza que permeia o conceito deste show.

Fonte: Blueticket

2 comentários:

  1. Ela e lindA
    Seguindo ♥
    Visite o meu blog http://www.supermulheres.com

    Aproveitando, vamos sortear um kit da Lancome :)
    So clicar no link Promocoes no blog¨

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Linda e super talentosa! Tem uma presença de palco incrível, sem falar na sintonia com o público...
    Seja muito bem-vinda e apareça sempre!
    Beijos!
    @brfandrade

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...